Critérios de decisão e games em sala de aula [recurso eletrônico] = Decision criteria and games in a classroom
DISSERTAÇÃO
T/UNICAMP N17c
[Decision criteria and games in a classroom]
Campinas, SP : [s.n.], 2017.
1 recurso online (114 p.) : il., digital, arquivo PDF.
Orientador: Laura Leticia Ramos Rifo
Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual de Campinas, Instituto de Física Gleb Wataghin
Resumo: Recentemente, a criação de jogos computacionais têm chamado a atenção de estudantes de todas as fases do ensino. No momento em que passam a ser construtores dos games, a motivação e o interesse dos alunos aumentam. O presente trabalho propõe uma atividade coletiva de apoio ao ensino e...
Resumo: Recentemente, a criação de jogos computacionais têm chamado a atenção de estudantes de todas as fases do ensino. No momento em que passam a ser construtores dos games, a motivação e o interesse dos alunos aumentam. O presente trabalho propõe uma atividade coletiva de apoio ao ensino e aprendizagem de conceitos de matemática trabalhados em sala de aula, através de uma metodologia de confecção de jogos computacionais construídos por estudantes do ensino fundamental II. A pesquisa utilizou conceitos de teoria de decisão e do cálculo de probabilidades com base no desenvolvimento lógico dos jogos para auxiliar os discentes na construção. São confeccionadas narrativas, coletadas durante todo o processo por meio de vídeos, gravações de áudio e depoimento de estudantes e profissionais que estiveram diretamente relacionados à pesquisa. O desenvolvimento da mesma ocorreu em duas salas do ensino fundamental II pertencentes à rede municipal de ensino da cidade de Monte Mor-SP. Espera-se que a pesquisa enriqueça o debate referente ao uso da tecnologia em sala de aula e que proporcione aos docentes mais uma forma para auxiliar o processo de ensino e aprendizagem de matemática
Abstract: Recently computer games have attracted the attention of students from all stages of teaching. By the time they become game builders, the motivation and interest of the students increase. The present work proposes a collective activity of teaching support learning of concepts of mathematics...
Abstract: Recently computer games have attracted the attention of students from all stages of teaching. By the time they become game builders, the motivation and interest of the students increase. The present work proposes a collective activity of teaching support learning of concepts of mathematics worked in the classroom, through a methodology of confection of computer games built by students of elementary school II. The research used concepts of decision theory and probability as a basis in the logical development of games to assist students in construction. Narratives are collected throughout the process through videos, audio recordings and the testimony of students and professionals who were directly related to the research. The development took place in two rooms of elementary school II belonging to the municipal teaching network of the city of Monte Mor-SP. It is hoped that the research will enrich the debate regarding the use of technology in the classroom and provide teachers with a way to assist the mathematical teaching / learning process
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