A resolução de problemas na introdução de conteúdos e conceitos matemáticos [recurso eletrônico] : um olhar a partir das questões da Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas
TESE
Português
T/UNICAMP Si38r
[Problem solving in the introduction of mathematical contents and concepts]
Campinas, SP : [s.n.], 2023.
1 recurso online (293 p.) : il., digital, arquivo PDF.
Orientador: Laura Leticia Ramos Rifo
Tese (doutorado) - Universidade Estadual de Campinas, Instituto de Física Gleb Wataghin
Resumo: A OBMEP possui, entre outros, o objetivo de contribuir para a melhoria da qualidade da educação, possibilitando que um maior número de estudantes de ensino básico possa ter acesso a material didático de qualidade. Na literatura da área, no entanto, há poucas evidências sobre o uso desse...
Resumo: A OBMEP possui, entre outros, o objetivo de contribuir para a melhoria da qualidade da educação, possibilitando que um maior número de estudantes de ensino básico possa ter acesso a material didático de qualidade. Na literatura da área, no entanto, há poucas evidências sobre o uso desse material como complemento na abordagem de conteúdos e conceitos matemáticos, e nem como elemento motivador na sala de aula. A partir da conjectura de que metodologias alternativas podem despertar o gosto por estudar matemática e desenvolver habilidades que auxiliem na resolução de situações-problema, um possível caminho é trabalhar as questões da OBMEP sob uma perspectiva de Resolução de Problemas. Nessa linha, este trabalho apresenta a seguinte questão norteadora: A utilização das questões da OBMEP, aliada a uma metodologia de Resolução de Problemas, constitui-se em um bom caminho para a construção de novos conteúdos e conceitos matemáticos? Para tentar responder a essa pergunta, este trabalho analisa a viabilidade e o potencial da utilização de questões da OBMEP na aprendizagem de novos conteúdos e conceitos relacionados ao tema Função, dentro do marco teórico da Metodologia de Ensino-Aprendizagem-Avaliação de Matemática através da Resolução de Problemas. A metodologia científica desta pesquisa é a Engenharia Didática, e foi levada a cabo com a aplicação de uma sequência didática sobre o tema Noções Gerais de Função em uma turma de 1º ano de Ensino Médio de uma escola da região do Alto Oeste Potiguar. Os instrumentos de coleta de dados foram o diário de campo, folhas de respostas de estudantes, questionários e fotografias. Os resultados mostraram ser possível desenvolver uma sequência didática com problemas da OBMEP, coerente com o currículo da Educação Básica. Tal aplicação, dentro do marco teórico escolhido, possibilitou a mobilização da noção intuitiva de função, influenciando na compreensão dos diferentes conceitos associados, na colaboração entre grupos, na autonomia e na atitude e predisposição para resolver problemas
Abstract: OBMEP has, among others, the objective of contributing to improving the quality of education, enabling a greater number of basic education students to have access to quality teaching material. In the area literature, however, there is little evidence about the use of this material as a...
Abstract: OBMEP has, among others, the objective of contributing to improving the quality of education, enabling a greater number of basic education students to have access to quality teaching material. In the area literature, however, there is little evidence about the use of this material as a complement in the approach to mathematical content and concepts, nor as a motivating element in the classroom. Based on the conjecture that alternative methodologies can awaken a taste for studying mathematics and developing skills that help in solving problem situations, a possible path is to work on OBMEP questions from a Problem Solving perspective. Along these lines, this work presents the following guiding question: Does the use of OBMEP questions, combined with a Problem Solving methodology, constitute a good way to construct new mathematical content and concepts? To try to answer this question, this work analyzes the feasibility and potential of using OBMEP questions in learning new content and concepts related to the theme Function, within the theoretical framework of the Mathematics Teaching-Learning-Assessment Methodology through Resolution of Problems. The scientific methodology of this research is Didactic Engineering, and was carried out with the application of a didactic sequence on the topic General Notions of Function in a 1st year high school class at a school in the Alto Oeste Potiguar region. The data collection instruments were the field diary, student response sheets, questionnaires and photographs. The results showed that it is possible to develop a didactic sequence with OBMEP problems, consistent with the Basic Education curriculum. Such application, within the chosen theoretical framework, enabled the mobilization of the intuitive notion of function, influencing the understanding of the different associated concepts, collaboration between groups, autonomy and attitude and predisposition to solve problems