Análise de resoluções de problemas por alunos em treinamento para olimpíadas de matemática [recurso eletrônico]
DISSERTAÇÃO
Português
T/UNICAMP P414a
[Analysis of problem solving by students in training for mathematics olympiadas]
Campinas, SP : [s.n.], 2023.
1 recurso online (88 p.) : il., digital, arquivo PDF.
Orientadores: Laura Leticia Ramos Rifo, Samuel Rocha de Oliveira
Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual de Campinas, Instituto de Física Gleb Wataghin
Resumo: Neste trabalho analisamos um projeto de extensão desenvolvido na Universidade Estadual de Campinas (Unicamp), com alunos de 8º e 9º anos do Ensino Fundamental de municípios próximos à cidade de Campinas. O foco do projeto é o treinamento para Olimpíadas de Matemática através de uma prática...
Resumo: Neste trabalho analisamos um projeto de extensão desenvolvido na Universidade Estadual de Campinas (Unicamp), com alunos de 8º e 9º anos do Ensino Fundamental de municípios próximos à cidade de Campinas. O foco do projeto é o treinamento para Olimpíadas de Matemática através de uma prática centrada na resolução de problemas. A investigação é de natureza qualitativa e se caracteriza como um estudo observacional. O objetivo do estudo é analisar, do ponto de vista heurístico, os problemas propostos pelo programa nas disciplinas de álgebra e teoria dos números e descrever o processo de desenvolvimento das habilidades para resolver problemas dos alunos participantes a partir de uma análise longitudinal. Os dados foram coletados através de observações e aplicação de problemas a serem resolvidos individualmente. Nossa hipótese é que a partir da participação no projeto, ocorra um desenvolvimento no uso da linguagem matemática pelos alunos e consequentemente um avanço no grau de complexidade das estratégias apresentadas. Além disso, enfatizamos o importante papel de metodologias de ensino baseadas na resolução de problemas para um processo de aprendizagem significativo
Abstract: In this thesis, we analyze an extension project developed at the State University of Campinas (Unicamp), with students from the 8th and 9th grades of middle schools from towns surrounding the city of Campinas. The focus of the project is the training of said students for the Mathematical...
Abstract: In this thesis, we analyze an extension project developed at the State University of Campinas (Unicamp), with students from the 8th and 9th grades of middle schools from towns surrounding the city of Campinas. The focus of the project is the training of said students for the Mathematical Olympiad through a practice centered on problem solving. The objective of the research is to describe the process of developing heuristic skills, by the participating students, to solving problems. This investigation is qualitative in nature, characterized as an observational study. The data were collected through observations and the application of problems to be solved individually by the students. The analysis of the data collected points to the development of a better understanding and proficiency with heuristic processes by the students throughout their participation in the project. In addition, it emphasizes the important role of problem-based teaching methodologies for a meaningful learning process
Requisitos do sistema: Software para leitura de arquivo em PDF