Desempenho escolar [recurso eletrônico] : relação com estratégias para compreensão autorregulada da leitura e nível de compreensão leitora em crianças do ensino fundamental da cidade de Fortaleza
Sarah Kubrusly Gonçalves
DISSERTAÇÃO
T/UNICAMP G586d
[School performance]
Campinas, SP : [s.n.], 2016.
1 recurso online (126 p.) : il., digital, arquivo PDF.
Orientador: Evely Boruchovitch
Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual de Campinas, Faculdade de Educação
Resumo: A aprendizagem autorregulada é muito importante para um bom desempenho escolar e posicionamento ativo do estudante diante do seu aprendizado. Perpassam por ela diversos constructos de natureza distinta e, optou-se, neste estudo, de forma geral, analisar o papel da compreensão leitora e de...
Ver mais
Resumo: A aprendizagem autorregulada é muito importante para um bom desempenho escolar e posicionamento ativo do estudante diante do seu aprendizado. Perpassam por ela diversos constructos de natureza distinta e, optou-se, neste estudo, de forma geral, analisar o papel da compreensão leitora e de estratégias de leitura no desempenho em português e matemática de alunos no 3º e 5º ano do ensino fundamental e de estratégias de leitura cognitivas e metacognitivas na compreensão em leitura de alunos do 1º ano do ensino fundamental da cidade de Fortaleza. Para tal, buscou-se caracterizar a compreensão em leitura e o uso de estratégias de aprendizagem relacionadas à leitura no 1º, 3º e 5º ano do ensino fundamental e o desempenho escolar no 3º e 5º ano. Foram, também, investigadas as relações entre o desempenho escolar e a compreensão leitora e as estratégias de leitura, no 3º e no 5º ano, e examinadas as relações entre as estratégias para leitura e a compreensão leitora. A pesquisa é de natureza descritivo-correlacional e adota como referenciais teóricos centrais a Psicologia Cognitiva, com ênfase à Teoria do Processamento da Informação e a perspectiva da aprendizagem autorregulada. Os dados foram coletados por meio de ficha de identificação dos participantes, escala de autorrelato do tipo likert e teste padronizado, e analisados por meio da estatística descritiva e inferencial. Os resultados revelaram 60,4% dos alunos do 1º ano com compreensão leitora classificada como "alta" e "muito alta" e, 64,15% do 3º e no 5º ano, com compreensão em leitura "média". Foi encontrado, também, que 62,5% dos estudantes do 1º ano relatou fazer uso de estratégias para ler, tendo sido mais mencionadas a de identificar a ideia central do texto; escolher o melhor local para ler; prestar atenção ao título e refletir sobre o conteúdo que será lido; procurar um lugar iluminado e silencioso para as atividades de leitura; e memorizar as ideias principais. Tanto no 3º ano como no 5º, o total de crianças que mencionou utilizar estratégias para ler foi próximo ao número dos que relataram pouco uso. As estratégias mais citadas nesse dois anos escolares foram a de procurar um local iluminado e silencioso para as leituras; tentar memorizar as ideias principais; reler após perceber-se distraído; selecionar o melhor lugar para ler; escolher bons momentos para as leituras; antes de ler, prestar atenção ao título e imaginar do que trata o texto; procurar descobrir no próprio texto o sentido das palavras novas; e usar o dicionário para encontrar o significado das palavras não familiares. Nos três anos escolares houve predomínio na alusão às estratégias propícias aos momentos que antecedem a leitura. No 3º e 5º ano foi encontrada correlação positiva, fraca e altamente significativa entre o desempenho escolar e a compreensão leitora, correlações negativas, muito fracas e não significativas entre o desempenho em português e as estratégias de leitura e correlações positivas, muito fracas e não significativas entre o desempenho em matemática e as estratégias para compreensão. As correlações entre o nível de compreensão leitora e as estratégias para a compreensão da leitura, dos alunos do 1º ano, foram positivas, muito fracas e não significativas
Ver menos
Abstract: The self-regulated learning is very important for good school performance and student active stance on their learning. Pervade for her various constructs of a different nature, and was chosen in this study, in general, analyze the role of reading comprehension and reading strategies in...
Ver mais
Abstract: The self-regulated learning is very important for good school performance and student active stance on their learning. Pervade for her various constructs of a different nature, and was chosen in this study, in general, analyze the role of reading comprehension and reading strategies in performance in Portuguese and math students in the 3rd and 5th year of elementary school and cognitive and metacognitive reading strategies in reading comprehension of students of the 1st year of elementary school in the city of Fortaleza. To this end, we sought to characterize the reading comprehension and the use of learning strategies related to reading in the 1st, 3rd and 5th year of elementary school and academic performance in the 3rd and 5th year. We also investigated the relationship between school performance and reading comprehension and reading strategies, on the 3rd and 5th year, and examined the relationship between the strategies for reading and reading comprehension. The research is descriptive and correlational nature and adopts a central theoretical framework in Cognitive Psychology, with emphasis on Information Processing Theory and the prospect of self-regulated learning. Data were collected through identification form of the participant's self-report scale of Likert-type and standardized test and analyzed using descriptive and inferential statistics. The results showed 60.4% of 1st-year students with reading comprehension classified as "high" and "very high" and, 64.15% of the 3rd and 5th year, with reading comprehension "average." It was found also that 62.5% of students of 1st year reported that they use strategies to read, having been most mentioned to identify the central idea of the text; choose the best place to read; pay attention to the title and reflect on the content that will be read; looking for a bright and quiet place for reading activities; and memorizing the main ideas. Both the 3rd year as the 5th, the total number of children who mentioned use strategies to read was close to the number who reported little use. The most cited strategies that two school years were to seek a bright and quiet place for reading; try to memorize the main ideas; after rereading perceive distracted; select the best place to read; choose a good time for the readings; before reading, pay attention to the title and the figure mentioned in the text; seek to discover in the text the meaning of new words; and use the dictionary to find the meaning of unfamiliar words. In the three school years predominated in reference to strategies conducive to moments before reading. In the 3rd and 5th year found a positive, weak and highly significant correlation between school performance and reading comprehension, negative correlations, very weak and not significant between the performance in Portuguese and reading strategies and positive correlations, very weak and not significant between performance in mathematics and strategies for understanding. The correlations between the level of reading comprehension and strategies for reading comprehension, students of the 1st year were positive, very weak and not significant
Ver menos
Requisitos do sistema: Software para leitura de arquivo em PDF
Desempenho escolar [recurso eletrônico] : relação com estratégias para compreensão autorregulada da leitura e nível de compreensão leitora em crianças do ensino fundamental da cidade de Fortaleza
Sarah Kubrusly Gonçalves
Desempenho escolar [recurso eletrônico] : relação com estratégias para compreensão autorregulada da leitura e nível de compreensão leitora em crianças do ensino fundamental da cidade de Fortaleza
Sarah Kubrusly Gonçalves